II° WORKSHOP INTERNACIONAL NEXUS CLÍNICA


COMO EU FAÇO A REABILITAÇÃO
NEUROPSICOLÓGICA?

Da Teoria à Prática


Organizado por:
NEXUS CLÍNICA
Dra. Barbara Wilson
Dra. Fabricia Loschiavo

Recife - PE

Apoio:

Porque é tão especial

Formação Diferenciada

Os participantes do workshop terão uma formação atualizada com os mais recentes e mais importantes estudos e conceitos da Reabilitação Neuropsicológica no mundo.

Referências Internacionais

O workshop será ministrado pelo ícone mundial em Reabilitação Neuropsicológica, Dra. Barbara Wilson, e pela referência brasileira na área, Fabrícia Loschiavo.

Teoria e Prática

O workshop será um ambiente além da teoria, proporcionando a troca de experiências para o aprimoramento da prática clínica da Reabilitação Neuropsicológica.

O 2º Workshop Internacional Nexus Clínica: Como eu faço a Reabilitação Neuropsicológica? – Da teoria à prática – será realizado em Recife, nos dias 13 e 14 de março de 2021.

Destinado a profissionais da área, o encontro será ministrado pelo ícone mundial em Reabilitação Neuropsicológica, Dra. Barbara Wilson, e pela referência brasileira, Dra. Fabricia Loschiavo.

Este workshop é uma oportunidade única de formação com ampla abrangência da Reabilitação Neuropsicológica, abordando os campos da memória, da atenção, das funções executivas, bem como a avaliação para intervenção e estabelecimento de metas, raciocínio clínico para intervenção, modelos de reabilitação neuropsicológica e casos clínicos aplicados, considerando as diversas lesões encefálicas adquiridas e os transtornos neuropsiquiátricos, como transtorno bipolar, esquizofrenia, TDAH, demências e outros.

No evento será realizado o lançamento nacional do livro “Reabilitação Neuropsicológica nos Transtornos Psiquiátricos: da teoria à prática”, organizado pelas doutoras Fabricia Loschiavo e Barbara Wilson. A publicação conta com capítulos inéditos das duas especialistas, além da contribuição de pesquisadores e clínicos de referência nacional e internacional na área da Reabilitação Neuropsicológica.

Também será lançada a tradução brasileira do livro “Reabilitação Neuropsicológica: teoria, modelos, terapia e resultados”, escrito pela Dra. Barbara Wilson.

Os 30 primeiros inscritos receberão gratuitamente um exemplar do livro “Reabilitação Neuropsicológica nos Transtornos Psiquiátricos: da teoria à prática” e terão um desconto especial na aquisição do outro livro.

O 1º lote de inscrições para o Workshop tem 5% de desconto e os participantes terão um desconto especial no valor da hospedagem no Hotel Atlante Plaza, onde será realizado o evento.

O workshop contará com tradução simultânea das palestras, material didático traduzido e Wi-Fi gratuito.

Inscreva-se agora pela Sympla! As vagas são limitadas!

O evento conta com o apoio do Reab.me


Assista ao vídeo e saiba mais detalhes sobre o 2º Workshop Internacional Nexus Clínica:
Como eu faço a Reabilitação Neuropsicológica? – Da teoria à prática.

Inscreva-se agora pela Sympla!

As vagas são limitadas.

Dra. Barbara Wilson

Barbara Wilson é britânica, neuropsicóloga clínica com 40 anos de experiência na reabilitação de lesões cerebrais. Tem 26 livros escritos, 8 testes neuropsicológicos, além de inúmeros artigos e capítulos publicados internacionalmente. PhD em Psicologia (Reabilitação Cognitiva após Dano Cerebral) pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres, é a fundadora do Oliver Zangwill Centre for Neuropschological Rehabilitation, no Reino Unido. Em 1998 recebeu a Ordem do Império Britânico (OBE), honraria concedida pela rainha Elizabeth II por seus serviços para a reabilitação. São ínumeros os seus prêmios recebidos, estando entre eles os 5 “Lifetime Achievement Awards” oferecidos pela British Psychological Society, pela International Neuropsychologial Society, pela National Academy of Neuropsychology, pela Encephalitis Society e pela NHS 70 Year Anniversary Parliamentary Awards. É a editora do periódico Neuropsychological Rehabilitation, fundado por ela em 1991, é presidente da UK Encephalitis Society e integra o comitê da The World Federation of Neuro Rehabilitation. Também é professora honorária na University of Hong Kong, na University of Sydney e na University of East Anglia. Seu trabalho resultou em grandes mudanças na prática clínica da Reabilitação Neuropsicológica.









Dra. Fabrícia Loschiavo

Fabrícia Loschiavo é terapeuta ocupacional formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Neuropsicologia e diretora clínica da Nexus Clínica, guiando seu destaque também como Instituto de Pesquisa e Ensino. Possui doutorado em Neurociências pela UFMG, com período sanduiche na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, onde atuou em diversas instituições e hospitais, dentre eles o Instituto Oliver Zangwill, referência mundial em pesquisa e clínica na área de Reabilitação Neuropsicológica, trabalhando com a Dra. Barbara Wilson. Foi consultora de pesquisa e clínica em Reabilitação Neuropsicológica no Raphael Medical Centre, instituição renomada na Inglaterra. Na Nexus Clínica é responsável pelos serviços de Reabilitação Neuropsicológica, Terapia Ocupacional e Neurocoaching. Em âmbito nacional e internacional, ministra cursos sobre sua atuação clínica, é autora de diversos capítulos de livros, além de ter vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. É professora e pesquisadora na área, trabalhando sempre com a Reabilitação Neuropsicológica em crianças, adultos e idosos com lesões adquiridas, bem como transtornos do neurodesenvolvimento e psiquiátricos.





Livro

Durante o evento será lançado o livro Reabilitação Neuropsicológica nos Transtornos Psiquiátricos – Da Teoria à Prática, organizado por Barbara Wilson e Fabricia Loschiavo, trazendo um novo olhar sobre a Reabilitação Neuropsicológica com estudos próprios e de especialistas do mundo todo.



Schedule

Março 2021

13

8h00 Credenciamento

9h00 Palestra De Abertura – Dra. Fabricia Loschiavo

09h15 às 10h30: Reabilitação Memória, Atenção e Funções Executivas – Dra. Barbara Wilson

10h30 às 10:45 Coffee Break

10h45 às 12:30 Reabilitação Memória, Atenção e Funções Executivas – Dra. Barbara Wilson

Sábado
Março 2021

13

12h30 às 14h00 Almoço

14h00 às 15h45 Avaliação para Intervenção e Estabelecimento de Metas – Dra. Barbara Wilson

15h45 às 16h00 Coffee Break

16h00 às 18h00 Avaliação para Intervenção e Estabelecimento de Metas – Dra. Barbara Wilson

18h00 às 19h30 Mesa redonda da ABRATO - Câmara Técnica de Neuropsicologia

Sábado
Março 2021

14

8h30 às 10h00 Raciocínio Clínico para Intervenção – Casos Clínicos - Dra. Barbara Wilson

10h00 às 10h20 Coffee Break

10h20 às 12h30 Raciocínio Clínico para Intervenção – Casos Clínicos - Dra. Barbara Wilson

12h30 às 14h00 Almoço

14h00 às 14h45 O Papel da Terapia Ocupacional na Reabilitação Neuropsicológica – Dra. Barbara Wilson E Dra. Fabricia Loschiavo

Domingo
Março 2021

14

14h45 às 16h15 Modelo de Reabilitação Neuropsicológica e Casos Clinicos Aplicados : Transtorno Bipolar, Esquizofrenia, TDAH, Demência – Como Eu Faço A Reabilitação? – Dra. Fabricia Loschiavo Dra. Fabricia Loschiavo

16h15 às 16h30 Coffee Break

16h30 às 16h45 Encerramento – Dra. Fabricia Loschiavo

16h45 às 17h30 Sessão de Autografos – Dra. Barbara Wilson E Dra. Fabricia Loschiavo

Domingo

“A Reabilitação Neuropsicológica é um processo interativo bidirecional pelo qual as pessoas que sobreviveram a um insulto ao cérebro trabalham em conjunto com a equipe de saúde e outras pessoas para atingir seus níveis ideais de funcionamento.”

Dra. Barbara Wilson

“A Reabilitação Neuropsicológica desponta como grande ferramenta terapêutica na atualidade, com destaque na abordagem das lesões cerebrais adquiridas, nos transtornos do desenvolvimento e psiquiátricos.”

Dra. Fabrícia Loschiavo

“O objetivo da reabilitação neuropsicológica é permitir que pessoas com déficits cognitivos, emocionais ou comportamentais alcancem seu potencial máximo nos domínios de funcionamento psicológico, social, de lazer, vocacional ou cotidiano.”

Dra. Barbara Wilson

“A intervenção em RN deve ser compreendida de uma maneira mais ampla, a partir de referências à pessoa no seu contexto e suas relações. Assim, ela é um processo ativo que visa capacitar pessoas com déficits cognitivos causados por lesões adquiridas ou transtornos do desenvolvimento, no caso os psiquiátricos, para que estas adquiram um nível satisfatório de funcionamento ocupacional, social, físico e psíquico.”

Dra. Fabrícia Loschiavo