Reabilitação
Neuropsicológica
Reabilitação Neuropsicológica
A Reabilitação Neuropsicológica busca a melhoria das capacidades cognitivas do paciente, maximizando atenção, memória, organização, planejamento, aprendizagem e inúmeras outras capacidades.
Ela é a prova de que saúde é sinônimo de funcionalidade. É o acesso e a condição que uma pessoa tem de desempenhar suas atividades.
Com abordagens e técnicas específicas para cada caso, é realizada a otimização do funcionamento cerebral em busca do melhor desempenho do indivíduo em diferentes contextos e funções do dia a dia.
Ela ajuda ao tratar e retardar progressões de doenças e melhorar a qualidade de vida do paciente.
É, portanto, um processo ativo que visa capacitar pessoas com déficits cognitivos que apresentem, por exemplo, problemas de memória, de aprendizagem, de atenção e de linguagem, nas funções visuoespaciais e motoras, na capacidade de organização, de planejamento e de tomada de decisões, causados por lesão ou doença, para que estas adquiram um bom nível de funcionamento social, físico e psíquico.
A Reabilitação Neuropsicológica maximiza as funções cognitivas por meio do bem-estar psicológico, da habilidade funcional para o desempenho de atividades cotidianas, de trabalho, lazer, acadêmicas e do relacionamento social.
Ela é indicada em casos de:
- Demência e queixas cognitivas devido ao envelhecimento;
- Transtornos psiquiátricos, como esquizofrenia, depressão e transtorno bipolar, entre outros;
- Transtornos do desenvolvimento, como TDAH, entre outros;
- Lesões cerebrais adquiridas, como derrame e traumatismo craniano, entre outros.