REABILITAÇÃO COGNITIVA

A Reabilitação Cognitiva busca a melhoria nas capacidades funcionais e cognitivas do paciente.

A Reabilitação Cognitiva busca a melhoria das capacidades funcionais do paciente, maximizando a cognição, logo, a atenção, a memória, as capacidades de organização e planejamento, aprendizagem, dentre outros domínios.

Com abordagens e técnicas específicas para cada caso, é realizada a otimização do funcionamento cerebral em busca de melhor desempenho do indivíduo em diferentes contextos e funções do dia a dia, usando para tal estratégias cognitivas, comportamentais e de adaptação ambiental.

Ela auxilia ao tratar o impacto funcional e minimizar a progressão de, por exemplo, doenças como demências e tem como alvo maior o incremento da qualidade de vida do paciente e família.

É, portanto, um processo ativo que visa capacitar pessoas com déficits cognitivos que apresentem, por exemplo, problemas de memória, de aprendizagem, de atenção e de linguagem, nas funções visuoespaciais e motoras, na capacidade de organização, de planejamento e de tomada de decisões, causados por lesão ou doença, para que estas adquiram um bom nível de funcionamento social, físico e psíquico.

A Reabilitação Neuropsicológica maximiza as funções cognitivas por meio do bem-estar psicológico, da habilidade funcional para o desempenho de atividades cotidianas, de trabalho, lazer, acadêmicas e do relacionamento social.

Ela é indicada em casos de:

•Demência e queixas cognitivas devido ao envelhecimento;

•Transtornos psiquiátricos, como esquizofrenia, depressão e transtorno bipolar, entre outros;

•Transtornos do desenvolvimento, como TDAH, entre outros;

•Lesões cerebrais adquiridas, como derrame e traumatismo craniano, entre outros.

 

ATENDIMENTOS

Nossos profissionais estão aptos a atender nas seguintes áreas:

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

A avaliação neuropsicológica é como um "check–up" do funcionamento cerebral.

NEUROCOACHING

O Neurocoaching é a junção da Neurociência com o Coaching.

PSIQUIATRIA

A Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com diferentes formas de sofrimentos mentais.

REABILITAÇÃO COGNITIVA

A Reabilitação Cognitiva busca a melhoria nas capacidades funcionais e cognitivas do paciente.

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Psicoterapia focada em como o paciente interpreta seus problemas e os acontecimentos.

TERAPIA OCUPACIONAL

A Terapia Ocupacional tem como palavras-chave autonomia, funcionalidade e bem-estar!

Corpo Clínico

Corpo Clínico

Os melhores profissionais estão na Nexus Clínica!

Nossa equipe multidisciplinar, com formação nas áreas de Terapia Ocupacional, Psicologia e Psiquiatria, está preparada para oferecer o melhor atendimento no âmbito da Neuropsicologia.
Cada profissional tem formação acadêmica e especialização reconhecidas, com vastas experiências acadêmica e clínica e atualização com as mais modernas práticas clínicas com respaldo científico.

O tratamento na Nexus Clínica é humanizado e personalizado, pois cada indivíduo é único.

FABRICIA LOSCHIAVO

Fabrícia Loschiavo é sócia fundadora e diretora clínica da Nexus Clínica de Neuropsicologia em Belo Horizonte/MG, onde é responsável pelos serviços de Reabilitação Neuropsicológica, Terapia Ocupacional e Neurocoaching.

É doutora em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Terapeuta Ocupacional também pela UFMG, é especialista em Neuropsicologia pela Universidade Fumec e tem formação em Reabilitação Neuropsicológica pelo Oliver Zangwill Centre, no Reino Unido. Enquanto lá esteve, trabalhou em diversas instituições e hospitais, dentre eles o Instituto Oliver Zangwill. Foi consultora de pesquisa e clínica em Reabilitação Neuropsicológica no Raphael Medical Centre, na Inglaterra. Ministra cursos nacionais e internacionais sobre sua vasta atuação clínica. É autora de diversos capítulos de livros nacionais e internacionais e tem vários artigos publicados em periódicos internacionais. É professora e pesquisadora na área e sempre trabalhou com Reabilitação Neuropsicológica em crianças, adultos e idosos com lesões adquiridas, transtornos do neurodesenvolvimento e psiquiátricos. É presidente do Grupo de Interesse Específico em Reabilitação Neuropsicológica (SIGBRA), ligado à World Federation of Neurorehabilitation.

FABRICIA LOSCHIAVO

LEANDRO SALDANHA NUNES

LEANDRO SALDANHA NUNES

Leandro Saldanha é parceiro da Nexus Clínica para o atendimento psiquiátrico.

Mestre em Medicina Molecular pela Faculdade de Medicina da UFMG na área de Transtornos Neuropsiquiátricos. Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Médico. Psiquiatra com residência médica pelo Hospital das Clínicas da UFMG. Psiquiatra assistente na Nexus Clínica, como médico perito e psiquiatra de urgências e emergências pelo SUS.


NAYARA OLIVEIRA

Nayara Oliveira é psicóloga formada pelo Centro Universitário Newton Paiva, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela PUC Minas e pós-graduanda em Neuropsicologia.
Na Nexus Clínica é responsável pelos serviços de Psicoterapia e Avaliação Neuropsicológica.
Atua, ainda, no Hospital das Clínicas da UFMG, no ambulatório de Psiquiatria - Saúde da Mulher, tanto com atendimentos psicoterapêuticos a gestantes e puérperas, como no desenvolvimento de pesquisas.

NAYARA OLIVEIRA

Conheça o Espaço Nexus Clínica

A Nexus Clínica nas redes sociais